Ele simplesmente não está a fim de você – De Greg Behrendt & Liz Tuccillo
Conheci esse livro logo quando foi lançado e virou febre. O ano talvez seja 2006 e eu, com pouco mais de trinta anos, seguia procurando a alma gêmea – que só fui encontrar muito depois, aos 50.
Comigo estava um grupo de cinco amigas, todas jornalistas, nas baladas da vida. Íamos para dançar e nos divertir? Sim, mas também para encontrar alguém especial, a verdade é essa. Logo na balada? Pois é. Hoje sei que é uma empreitada praticamente impossível, este, definitivamente, não é o lugar.
Uma amiga desse grupo me apresentou o livro, que tinha um título muito direto e desaforado: Ele simplesmente não está a fim de você.
Livro curtinho, em dez capítulos, li num fim de semana. De todas nós, apenas uma, muito orgulhosa, refutou a leitura que nos ajudava a enxergar com clareza aquilo que muitas vezes a gente experimentava na prática:
– Não, eu não preciso ler esse livro porque já sei de tudo isso – disse essa amiga teimosa.
Não passou muito tempo e lá vinha ela, na mesa de bar, a justificar porque o boy não apareceu: andava muito ocupado, viajou, está cuidando da mãe, entre outras desculpas que ele dava e ela aceitava como verdade absoluta. Olhávamos umas para as outras e pensávamos: Quem mandou não ler o livro, dá nisso…
Mais tarde, quando saiu o filme He’s Just Not That Into You, adaptado do livro, continuávamos todas solteirinhas da Silva e essa amiga, enfim, aceitou assistir e ficou meio sem graça. Tinha um atraso de alguns anos.
Leve, divertido, é classificado de autoajuda
Eu diria que o livro é uma bíblia para todas as mulheres, solteiras ou não. Quando você lê, pensa: Gente, como ele (o autor), pode saber de todos esses detalhes?
A impressão é que ele é aquele amigo bem-humorado, que te diz umas verdades enquanto brinca com você. O interessante é que as histórias que ele conta, os itens que ele aborda em cada capítulo, encontra uma identificação imediata, embora se trate de uma cultura dos Estados Unidos. É como se o comportamento masculino, via de regra, fosse universal!
Mas afinal, o que é dito nesse best seller?
O autor reúne as desculpas clássicas dadas por homens que, na verdade, não tem a menor intenção de ter um relacionamento sério, embora isso nem sempre signifique uma recusa radical. Ele até pode sair com você, pode te dizer palavras carinhosas, mas não está a fim de você para um relacionamento, para um futuro.
O livro ensina a reconhecer esses sinais, que são óbvios, mas, ao mesmo tempo, difíceis de enxergar.
Para não dar spoiler, vamos a alguns pontos. Ele simplesmente não está a fim de você, se é casado. A vaga já está ocupada, se a opção dele fosse você, nada o impediria e não seria o primeiro na história a terminar um casamento.
Ele não está a fim de você se não liga quando disse que ligaria, mas quando lhe convêm (ou nem liga, some). Ele não está a fim de você se não lembrou do seu aniversario, se não te comprou uma lembrancinha que seja. Quando ele diz que não quer um relacionamento sério – aqui o autor é cruel: ele esta dizendo que não quer um relacionamento com você.
Ele não está a fim de você, se te trai.
Quando simplesmente some depois de uma noite de amor (para você romance total), e você pensa: vai ver sofreu um acidente? Ficou sem internet? Não – diz o autor – ele não ligou porque não lembrou de você. É duro? É. Mas é a pura verdade.
O livro não entra nas questões de homem que agride, essas coisas feias tão em voga nos nossos dias. Não, é uma outra coisa, mais leve, mas muito presente no dia a dia das mulheres.
O livro te empodera
Não tenha medo de ler esse livro, garanto que você vai passos a frente na sua autoestima. Vai entender que um homem, quando quer algo sério, no sentido de um relacionamento verdadeiro, é coerente, presente e manifesta suas intenções de modo claro.
Embora jogue na cara verdades incômodas, o grande mérito desse livro é te apresentar a realidade sem fazer com que você se sinta uma idiota. Ao contrário, te empodera, te ensina a se valorizar e a não ver príncipe em sapo.
Te ensina a não gastar seu tempo, sua beleza e sua energia com quem está só passando um tempinho breve com você (a menos que você também queira só isso, sem expectativas).
O livro é curto e custa pouquíssimo. Se você, cara amiga, está aí, na luta (como eu já estive um dia), pela alma gêmea, por um namorado, companheiro ou marido com quem dividir sua existência, esse livro é pra você. Vai te abrir a mente, vai mudar sua vida amorosa.
O filme também é bom, mas o livro, como quase sempre acontece, é muito melhor.
Deixe um comentário se você conhece esse livro e o que achou dele.